12/08/2022 às 18:21 Candomblé

Saída de Ìyàwó

744
1min de leitura

Segundo Amaral & Silva (2010), a saída de Iaô (em iorubá: Ìyàwó) se configura como uma manifestação pública do candomblé e é considerada uma das cerimônias mais significativas da religião, por ser o momento da iniciação de fato de um membro dentro da comunidade religiosa. No dia da festa, o iaô normalmente costuma fazer três aparições em público, mas isso também pode ter variações dependendo de cada terreiro: “saída de oxalá” ou “de branco”; saída “de nação” ou “estampada”; saída “do ekodidé” ou “do nome”. Todas essas saídas são permeadas por saudações, oferendas e rezas – a maioria cantada.

Iaô (em iorubá: Ìyàwó) é como são designados os filhos de santo que já passaram pela iniciação no candomblé e no batuque, popularmente conhecida como "feitura de santo", mas que ainda não completaram o período de 7 anos após a iniciação.

Iniciação: A pessoa passa a ser um iaô após um período de vinte e um dias, recolhida no roncó (clausura), quarto específico e apropriado para se fazer iniciações e obrigações, e passar por todos os preceitos necessários para ser um iniciado. É durante os sete anos que a pessoa vai aprender as rezas, as cantigas, os preceitos, os segredos só confiados aos iniciados do candomblé.

Fonte do Texto: Wikipédia/ Fotos: Érica Catarina Pontes

12 Ago 2022

Saída de Ìyàwó

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

iniciação candomblé saída de iaô candomblé cerimônia religiosa ekodidé feitura de santo festa religiosa fotografia de candomblé fotografia de terreiro iaô iniciação iorubá saída de Iyawo saída de santo terreiro

Quem viu também curtiu

31 de Jul de 2019

{Candomblé} Candomblé de Ogun e Oxossi

30 de Jul de 2019

{SP} Festa de Iemanjá na Praia Grande

16 de Ago de 2019

{Candomblé} Candomblé das Iyabás

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp