16/08/2019 às 17:44 Vida de Fotógrafa Viagens

{Viagens} Novo Airão - Amazonas

478
2min de leitura

Novo Airão é um município brasileiro situado cerca a 180 Km de Manaus, no estado do Amazonas. O município destaca-se por abrigar o Parque Nacional de Anavilhanas, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado, com território distribuído também pelos municípios de Manaus e Iranduba.  A história de Novo Airão está fortemente ligada a Velho Airão, uma cidade fantasma da qual parte de seus colonizadores são originários. É conhecida por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Destaca-se pela  riqueza natural, debruçado à margem do rio Negro, um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia. (Fonte: Wikipédia)

A principal atração de Novo Airão é a sua situação nas margens do Rio Negro, na entrada para o arquipélago de Anavilhanas, que tem cerca de 400 ilhas e belas praias de areia quando o rio está baixo (julho a novembro). No entanto, a maioria dos visitantes vêm a Novo Airão para ver os botos cor de rosa.

Flutuante dos Botos

História

Os botos cor de rosa, também conhecidos como botos-vermelhos, se transformaram em atração de Novo Airão pela ação de Dona Marilda, proprietária do flutuante onde antes funcionava um restaurante. Ela e os filhos começaram a alimentar os botos, abundantes na região, que passaram a visitar o local diariamente em busca da alimentação fácil. Os animais passaram a interagir com a família, que nadava e brincava com eles. Se transformaram na principal atração do restaurante e depois da cidade, chamando a atenção da imprensa e ganhando projeção nacional e internacional. Hoje, o local é um ponto de observação dos botos e está sob o cuidado dos órgãos de proteção ambiental.

A lenda do boto

Uma das mais conhecidas lendas amazônicas é a do boto. Conta a lenda que nas noites de lua cheia, o boto cor-de-rosa se transforma em um rapaz atraente, de belo porte físico. Sempre com um chapéu na cabeça e bem vestido, ele visita as comunidades próximas ao rio para encantar e seduzir as moças bonitas. Após engravidar a mulher, volta a se transformar em boto. Por isso, entre os ribeirinhos, quando uma mulher aparecia grávida e não se sabia quem era o pai, dizia-se que o filho era do boto.

Fotos: Érica Catarina PontesLocal: Novo Airão - Amazonas | Brasil

16 Ago 2019

{Viagens} Novo Airão - Amazonas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amazonas Amazônia boto boto cor de rosa fotografias manaus novo airão rio negro viagem viagens fotográficas

Quem viu também curtiu

24 de Jul de 2019

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

19 de Set de 2019

{Viagens} Ilha do Algodoal (Maiandeua) - Pará

13 de Set de 2019

{Viagens} Caverna do Diabo e PETAR - SP

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp