24/07/2019 às 17:27 Festas Brasileiras

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

1118
2min de leitura

Cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista. As cavalhadas recriam os torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros, algumas vezes com enredo baseado no livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França, uma coletânea de histórias fantásticas sobre esse rei. No Brasil, registram-se desde o século XVII e as cavalhadas acontecem durante a festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

As Cavalhadas do município de Pirenópolis, em Goiás,  a festa inclui também personagens Mascarados (folclore) que representam o povo. Vestindo roupas coloridas e montando cavalos enfeitados, eles saem pelas ruas a galope, fazendo algazarra. A encenação dura três dias, cada um deles com uma batalha. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se acabam convertendo ao cristianismo. (Fonte: Wikipédia)

Outra grande atração da festa são os Mascarados, ou Curucucús, irreconhecíveis com suas roupas coloridas. Sozinhos ou em bando, os Mascarados tomam conta das ruas, anunciados pelo barulho das polaques que penduram nos pescoços dos cavalos.

Dotados de grande visibilidade, mas protegidos pelo anonimato, eles podem “tudo”: pedir dinheiro, dançar, pular, brincar, flertar, gracejar… não há requisitos para se sair de mascarado, a não ser o uso de máscaras e a vontade de brincar.

Representando o povo através de sua espontaneidade, eles brincam com todos não só no Campo das Cavalhadas (Cavalhódromo), mas também pelas ruas e bares da cidade. (Fonte:pirenopolis.com.br)

Fotos: Érica Catarina PontesLocal: Pirenópolis - Goiás | Brasil

24 Jul 2019

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Brasil cavaleiros cavalhadas cavalhódromo cultura brasileira Erica Catarina erica catarina pontes festa do divino festas brasileiras festas populares fotografias Goiás mascarados Pirenópolis Piri

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Papangus no Carnaval de Bezerros

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

25 de Set de 2019

{Maranhão} Boi de Pindaré

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp