Imagem capa - {Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto) por Erica Catarina Pontes
CarnavalFestas Brasileiras

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

Figurino

O colorido do maracatu e as maneiras de combinação de cores e formas tornam cada elemento do figurino, uma expressão artística. Cada um dos “personagens” integrantes do maracatu apresenta uma estrutura de traje. 

No Caboclo de Lança – tênis, calça, camisas, óculos e lenço são a primeira camada da “arrumação”. Esses elementos são cobertos pelo Surrão – estrutura metálica com Guisos – e sobre ele, a gola bordada com lantejoula. Na cabeça, o chapéu coberto de fitas de Ráfia coloridas.




















O caboclo de pena, ou arreiamá, não carrega o surrão e sua gola costuma ser menor, facilitando as movimentações em agachamento. Seu chapéu, remete á cultura indígena de cocar com várias penas, coloridas e de pavão.








Baianas apresentam vestidos e chapéus. Na estrutura da corte, os trajes referem-se diretamente a vestimentas de reis e rainhas europeus: Mulheres com vestidos longos e saia larga, homens com calça e camisa com mangas fofas e decoradas, coroas e chapéus de acordo com o personagem.
















Adereços

Quase todos os personagens, carregam um elemento nas mãos. Os caboclos de lança movimentam as Guiadas – lanças de dois metros enfeitadas com fitas de tecido; os Arreiamá, seguram machados; as damas carregam diferentes elementos, como flores, placas com símbolos do seu maracatu e os príncipes, princesas, valetes, podem empunhar cetros, assim como o rei e Rainha. 








Por trás dos personagens, pessoas. Algumas dedicam-se ao brinquedo durante todo o ano – e atuam na costura, bordado, artesanato, compras, administração, outras assumem responsabilidades para o carnaval – como alimentação e organização dos grupos. Outros ainda participam apenas como brincantes. (Fonte: A Estética do Maracatu)
















Fotos: Érica Catarina Pontes
Local: Casa da Rabeca - Olinda, Pernambuco | Brasil