28/02/2020 às 18:00 Carnaval Festas Brasileiras

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

2314
2min de leitura

Figurino

O colorido do maracatu e as maneiras de combinação de cores e formas tornam cada elemento do figurino, uma expressão artística. Cada um dos “personagens” integrantes do maracatu apresenta uma estrutura de traje. 

No Caboclo de Lança – tênis, calça, camisas, óculos e lenço são a primeira camada da “arrumação”. Esses elementos são cobertos pelo Surrão – estrutura metálica com Guisos – e sobre ele, a gola bordada com lantejoula. Na cabeça, o chapéu coberto de fitas de Ráfia coloridas.

O caboclo de pena, ou arreiamá, não carrega o surrão e sua gola costuma ser menor, facilitando as movimentações em agachamento. Seu chapéu, remete á cultura indígena de cocar com várias penas, coloridas e de pavão.

Baianas apresentam vestidos e chapéus. Na estrutura da corte, os trajes referem-se diretamente a vestimentas de reis e rainhas europeus: Mulheres com vestidos longos e saia larga, homens com calça e camisa com mangas fofas e decoradas, coroas e chapéus de acordo com o personagem.

Adereços

Quase todos os personagens, carregam um elemento nas mãos. Os caboclos de lança movimentam as Guiadas – lanças de dois metros enfeitadas com fitas de tecido; os Arreiamá, seguram machados; as damas carregam diferentes elementos, como flores, placas com símbolos do seu maracatu e os príncipes, princesas, valetes, podem empunhar cetros, assim como o rei e Rainha. 

Por trás dos personagens, pessoas. Algumas dedicam-se ao brinquedo durante todo o ano – e atuam na costura, bordado, artesanato, compras, administração, outras assumem responsabilidades para o carnaval – como alimentação e organização dos grupos. Outros ainda participam apenas como brincantes. (Fonte: A Estética do Maracatu)

Fotos: Érica Catarina PontesLocal: Casa da Rabeca - Olinda, Pernambuco | Brasil

28 Fev 2020

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Brasil Brazil carnaval carnaval pernambuco casa da rabeca cultura brasileira cultura popular encontro de maracatus erica catarina pontes ericatarina folclore maracatu maracatu de baque solto maracatu rural olinda pernambuco Recife

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Papangus no Carnaval de Bezerros

24 de Jul de 2019

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

25 de Set de 2019

{Maranhão} Boi de Pindaré

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp