09/08/2019 às 17:32 Candomblé Festas Brasileiras

{Bahia} Festa de Iemanjá em Salvador

381
1min de leitura

Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à Iemanjá, esta celebração é uma instituição contemporânea. O motivo da data explica P. Verger, seria pela influência do sincretismo de Oxum com Nossa Senhora das Candeias que é celebrada nesse dia, este outro orixá relacionado às águas doces é presenteado antes do tradicional presente de Iemanjá no dique do Tororó, a meia noite do início do dia das festividades.  

Hoje em dia as homenagens a essa orixá começam de madrugada, com devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocam as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão levados para o alto mar. Esses balaios são levados por cerca de 300 embarcações, com o saveiro com a oferenda dos pescadores sempre a frente do cortejo. As pessoas independente de religião comemoram do mesmo jeito, levando flores, perfume, champanhe, velas, mas tem gente que nunca ouviu falar da lenda da Iemanjá.

A festa tem a finalidade de agradar a rainha do mar, na esperança que ela possa abençoar cada vez mais os pescadores. (Fonte: Wikipédia)

Fotos: Érica Catarina PontesLocal: Rio Vermelho - Salvador - Bahia

09 Ago 2019

{Bahia} Festa de Iemanjá em Salvador

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Bahia Brasil Brazil candomblé cultura brasileira cultura popular Erica Catarina erica catarina pontes ericatarina festa de iemanja festas brasileiras iemanja odoya religião afro religiões rio vermelho Salvador umbanda yemanjá

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Papangus no Carnaval de Bezerros

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

24 de Jul de 2019

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp