25/09/2019 às 14:28 Festas Brasileiras

{Maranhão} Boi de Pindaré

1019
1min de leitura

Bumba meu Boi é uma dança folclórica da cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade. (Fonte: Lendas do Brasil)

Página do Boi de Pindaré 

Fotos: Érica Catarina PontesLocal: São Luis - Maranhão | Brasil

25 Set 2019

{Maranhão} Boi de Pindaré

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

boi bumbá boi de pindaré Brasil bumba meu boi cultura popular Cultura popular brasileira Erica Catarina erica catarina pontes ericatarina festas brasileiras festas maranhenses festas populares maranhão Nordeste pindaré são luís são luís do maranhão

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Papangus no Carnaval de Bezerros

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

24 de Jul de 2019

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp