24/07/2019 às 17:34 Festas Brasileiras

{Pará} Arraial do Pavulagem em Belém

824
1min de leitura

O Arrastão do Boi Pavulagem é o cortejo que representa a quadra junina, uma das festas mais populares da cultura brasileira, em que são homenageados os santos católicos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, respectivamente em 13, 24, 29 e 30 de junho, celebrados com o fogo das fogueiras de rua que simbolizam os ritos arcaicos pagãos relacionados à colheita farta, proteção e fecundidade.

Enriquecido e reinterpretado por elementos indígenas e africanos, o período junino agregou uma riqueza de elementos simbólicos, envolvendo a culinária, o vestuário, a religiosidade e as brincadeiras, cuja essência vem sendo mantida com o passar dos tempos.

Nesse contexto, o Arrastão do Pavulagem contribui para manter viva a memória oral tradicional, tão importante para a formação da identidade das novas gerações, em particular aquelas que vivem condicionadas ao espaço urbano, trazendo para partilhar com o coletivo a herança do folguedo do Boi-Bumbá, bandeiras de santos, mastro, bonecos cabeçudos, ritmos, cores, danças, cantos e cheiros característicos da região, com o intuito de reunir e alegrar a cidade.

Os cortejos são realizados nos três últimos domingos de junho e no primeiro domingo de julho, contando com a participação de representantes de manifestações culturais de outros municípios paraenses e artistas convidados. (Fonte: Pavulagem)

Fotos: Érica Catarina Pontes

Local: Belém - Pará | Brasil

24 Jul 2019

{Pará} Arraial do Pavulagem em Belém

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

arraial do pavulagem arrastão do pavulagem Belém Belém do Pará boi bumbá boi pavulagem Brasil cultura cultura brasileira cultura popular erica catarina pontes ericatarina festas brasileiras Pará pavulagem regional rua street art

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Papangus no Carnaval de Bezerros

28 de Fev de 2020

{Pernambuco} Encontro de Maracatu Rural (Parte 2 - Figurinos do Maracatu de baque solto)

24 de Jul de 2019

{Goiás} Cavalhadas em Pirenópolis

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp