Imagem capa - {RJ} Bloco da Lama no carnaval de rua de Paraty por Erica Catarina Pontes
CarnavalFestas Brasileiras

{RJ} Bloco da Lama no carnaval de rua de Paraty

Em Paraty, a cidade fluminense que tem a cara dos 500 anos do Brasil, um bloco formado por seres quase pré-históricos sai pelas ruas da praia do Jabaquara levando alegria e espantando os maus fluidos do carnaval.


Num sábado de carnaval, no ano de 1986, alguns amigos brincavam de lama no mangue da Praia do Jabaquara quando perceberam que estavam irreconhecíveis. Saíram daquele jeito pelas ruas do Centro Histórico da cidade, causando um grande impacto. Surgia ali um dos blocos mais bizarros do carnaval brasileiro: O Bloco da Lama. No ano seguinte, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de uga, uga, rá, rá ! Por ter crescido tanto de lá para cá, os organizadores e a Secretaria de Turismo de Paraty têm feito campanhas junto aos participantes, através da mídia local e folhetos informativos, sobre a importância de não sujar paredes, carros ou pessoas que estejam passando pelas ruas, honrando assim, o nome do bloco e ajudando a preservar a tradição.


Quando não houver um só espírito negativo rondando o carnaval de Paraty o bloco se despede com um banho no rio ou no mar, deixando uma mensagem de paz para que o carnaval da cidade seja como sempre foi: uma festa de alegria. [Fonte: http://www.paraty.com.br/blocodalama/]


















Fotos: Érica Catarina Pontes
Bloco: da Lama
Local: Praia do Jabaquara - Paraty - RJ