Imagem capa - {Viagens} Ilha do Algodoal (Maiandeua) - Pará por Erica Catarina Pontes
Viagens

{Viagens} Ilha do Algodoal (Maiandeua) - Pará

Algodoal é uma das quatro vilas que formam a Ilha de Maiandeua, localizada no município de Maracanã, na região do Salgado, nordeste do Pará. Como Algodoal é a vila mais conhecida do local, e também a maior da ilha, o nome acabou se sobrepondo ao original, "Maiandeua", que do tupi, significa "mãe da terra". Por ser muito próximo de Algodoal, o porto de Marudá, distrito de Marapanim, é utilizado como referência de acesso à ilha.

Os 19 quilômetros quadrados de praias com grandes extensões de areia, manguezais, trilhas ecológicas, passeios de canoa e a pesca esportiva são alguns dos atrativos que mais impressionam os visitantes de Algodoal. (Fonte: G1 )




Diferente de outras praias do estado, a única forma de chegar à ilha é através de barcos, que fazem a travessia de Marudá, distrito de Marapanim, para Algodoal. A viagem dura aproximadamente 40 minutos. A ilha é banhada pela Baía de Marapanim, pelo Oceano Atlântico, e pelo Canal da Mocooca.


Na ilha não tem carro, o meio de transporte é a pé ou através de charretes e carroças













Quando a maré esta baixa da pra percorrer a praia toda a pé, quando sobe tem uma pessoa de canoa que cobra um valor pequeno para que se possa atravessar um trecho









Fotos: Érica Catarina Pontes
Local: Ilha do Algodoal - Pará